Friday, December 22, 2006

OC vs morangos

A cidade de Orange County, na Califórnia, é um paraíso ideal: uma rica comunidade onde tudo aparenta ser perfeito. Mas debaixo disso há um mundo de troca de lealdades e identidades, de adolescentes vivendo vidas secretas escondidos de seus pais, e pais vivendo vidas secretas escondidos de seus filhos.






Não, não são os morangos com açucar da California. Talvez os morangos tenham sido uma tentativa de imitação de OC (humn. muito fracassada?).


Nesta série, que retrata a vida dos adolescentes e os seus problemas, os actores são assério. Representam bem, de facto.

A história... Bom, a história é realmente mais realista no OC. A morte, por exemplo. Acho muito bem que a morte tenha sido retratada na série. Na TVI nunca seria retratado assim. Mesmo que alguém morresse, a dor não ia ser sentida e transmitida como aconteceu em OC. Os problemas não são tão lineares como 'Quem vai ficar a gerir o bar da praia', ou 'o meu pai vai ficar chateado porque eu tirei negativas.' nem tão pouco ' vou levar na cabeça porque fiz um grafiti no parque da cidade e a minha mae descobriu' é... ridiculo? A violência existe, e existem muitas mais coisas que deviam ser transmitidas aos jovens portugueses...

Outro aspecto.. a música. Eu não sei como falar nisto. Sinceramente, desmanchome a rir... Dzrt? FF? For Taste? Bandas de novela. Bandas que só fizeram sucesso porque estiveram na televisão, num programa que é o mais falado entre os jovens (ainda não percebi porquê). Bandas que só fizeram sucesso por causa daquele moço do cabelo grande que não usa camisola, ou daquele que tem um cifrão no braço. Bandas que não são bandas. Bandas que não tratam a música como uma paixão mas como um negócio. Qualquer merda que eles façam, por muito mau que seja vão ter sempre aplausos... Por muito pouco que trabalhem, vão ser sempre vistos como os maiores da música portuguesa (?).


Continuo a não perceber se os morangos foram, ou não uma imitação da série OC. Se foram... tenho muita pena que tenha sido um completo fracasso. Não era disto que os jovens portugueses precisavam. Esta dose tão forte de morangos com açucar era escusada.

O mais triste desta história toda é que quando vamos na nossa paz lanchar e ligamos a televisão. Lá estão eles! Outrora a Joana e o Pipo, depois a Matilde praí, agora a Icegirl (não me estou a lembrar do nome agora) e não nos deixam mudar de canal. Nem que seja pra nos partirmos a rir... É triste, é... mas é o nosso país.

You gotta live with that!

Sunday, December 03, 2006

Chuva


Porque o frio acaba por nos arrefecer o coração...

Mistério
"Gosto de ti, ó chuva, nos beirados,
Dizendo coisas que ninguém entende!
Da tua cantilena se desprende
Um sonho de magia e de pecados.

Dos teus pálidos dedos delicados
Uma alada canção palpita e ascende,
Frases que a nossa boca não aprende,
Murmúrios por caminhos desolados.

Pelo meu rosto branco, sempre frio,
Fazes passar o lúgubre arrepio
Das sensações estranhas, dolorosas…

Talvez um dia entenda o teu mistério…
Quando, inerte, na paz do cemitério,
O meu corpo matar a fome às rosas!
"